Fundada há milênios por elfos detentores dos manuscritos do conhecimento, a cidade de Lumethar é o centro da religião de Eldorath; uma religião politeísta, onde cada povo e raça se reúne para adorar seus respectivos deuses. No coração de Lumethar encontra-se a Capital da Esperança, onde os ministros que representam as divindades (chamados de Paladinos da Fé) formam conselhos sobre todos os assuntos que possam influenciar no bom andamento dos reinos a que representam. Os conclaves são realizados numa abóbada altamente vigiada, e todas as decisões são reveladas por meio de um obelisco pontudo cuja cor altera de acordo com as boas ou más novas.
Além de seu papel religioso, Lumethar é também a guardiã das Leis da Magia em Eldorath. É ali que se decide quais feitiços podem ser usados livremente, quais só podem ser invocados sob restrições e quais são terminantemente proibidos. Para exercer tal autoridade, a cidade abriga a maior biblioteca de Eldorath, composta por incontáveis grimórios e manuscritos. Dentro dela existe uma seção lendária, acessível apenas aos mais altos iniciados, onde estão guardados os pergaminhos únicos, contendo magias que só podem ser encontradas ali — muitas delas raras, perigosas ou que exigem a conjuração conjunta de vários magos em círculo ritualístico.
Devido a esse papel central, Lumethar exerce influência no mundo, define dogmas, restrições e tabus que moldam a ética mágica, atua como mediadora e autoridade política global, capaz de intervir em conflitos entre reinos e impor regras sobre o uso da magia em larga escala. Mesmo muitas vezes não sendo levada em consideração. Assim, Lumethar não é apenas o coração espiritual de Eldorath, mas também o pilar que sustenta a ordem arcana e o equilíbrio do mundo.
Código de Leis Mágicas de Eldorath
1. Princípios Gerais
- Toda magia é regulada pelo Conselho Arcano de Eldorath, órgão responsável por aprovar, monitorar e punir o uso indevido de feitiços.
- Magias de uso restrito devem ser registradas em pergaminhos especiais ou no Tomus Arcana, documento mantido na Biblioteca de Eldorath.
- O uso de magia sem licença ou fora das normas será considerado crime arcano, sujeito a sanções que variam de multa até retenção de poderes mágicos.
2. Magias Proibidas
As seguintes magias são totalmente proibidas, independentemente do contexto, por causarem risco irreversível à vida, à mente ou à estrutura do mundo:
- Desejo (Wish): por sua capacidade de alterar a realidade de forma incontrolável.
- Morte Súbita / Finger of Death: magias que matam instantaneamente.
- Dominação Total / Power Word Kill: eliminação ou controle total de outra criatura.
- Magias de Necromancia Extrema: levantar exércitos de mortos sem supervisão (Raise Dead em escala de guerra).
- Destruição de Planos / Plane Shift (não autorizado): transporte interplanar sem permissão oficial.
Observação: o uso clandestino destas magias é punido com exílio mágico permanente.
3. Magias de Uso Restrito
Algumas magias podem ser usadas apenas sob condições específicas ou com permissão do Conselho, geralmente para fins de estudo, combate autorizado ou proteção do reino:
| Magia | Restrição |
| Teletransporte (Teleport) | Só permitido para missões oficiais ou transporte de emergência. |
| Invisibilidade | Só em operações de espionagem ou proteção; uso pessoal proibido. |
| Conjuração de Elementais | Exige autorização formal para controlar a criatura conjurada. |
| Polimorfia / Shapechange | Permite apenas transformação temporária e registrada. |
| Explosões Mágicas / Fireball | Só em campo de batalha autorizado ou treinamento controlado. |
Nota: Todo uso restrito deve ser registrado no Livro de Conjurações, incluindo horário, objetivo e testemunhas.
4. Magias de Manipulação Mental e Emocional
- Magias que alteram memória, emoções ou vontade de terceiros (Ex.: Charm Person, Suggestion, Geas) precisam de contrato mágico ou consentimento explícito.
- Proibido induzir lealdade absoluta ou apagar memórias sem supervisão arcana.
- O abuso dessas magias é considerado crime de coerção mágica.
5. Magias de Exploração e Observação
- Magias de divinação podem ser usadas livremente para estudo ou defesa.
- Espionagem ou invasão de privacidade sem permissão é crime.
- Magias como Scrying só podem ser usadas por magos licenciados e com permissão do Conselho.
6. Magias de Natureza e Ambiente
- Magias que afetam clima, animais ou vegetação (Ex.: Control Weather, Conjure Animals) exigem licença ambiental mágica.
- Alterações permanentes ou destruição de habitats naturais sem autorização são severamente punidas.
7. Uso Punitivo
- Quebra de qualquer lei mágica resulta em sanções que podem incluir:
- Confisco de objetos mágicos;
- Suspensão temporária de habilidades mágicas;
- Detenção ou exílio em local isolado da magia;
Execução arcana, somente em casos extremos de destruição massiva ou assassinato.